NASA planta verduras no espaço para variar o cardápio dos astronautas

NASA planta verduras no espaço para variar o cardápio dos astronautas

Depois de passar anos e mais anos servindo sempre as mesmas opções, a agência espacial busca melhorar a oferta de opções para seus astronautas.

 

Pense em algum prato que você gosta muito e responda à seguinte pergunta: você seria capaz de comê-lo todos os dias?
Pois é, uma situação parecida com essa que tem acometido os astronautas da NASA que se encontram em missões espaciais. Logicamente, quando se está a milhares de quilômetros da Terra fica mais difícil variar o cardápio e contar com uma alimentação balanceada. Ainda, nem todos os alimentos podem ser enviados de maneira adequada para o espaço, o que diminui a variedade de opções no menu dos astronautas.
Pensando nisso – e sabendo que uma alimentação monótona pode trazer riscos para a saúde –, o site Gizmodo aponta a notícia de que a NASA está desenvolvendo uma maneira de cultivar verduras no espaço para que os tripulantes possam consumir alimentos frescos.
Fonte da imagem: Reprodução/Modern Farmer

Mãos à obra

Jesse Hirch, do site Modern Farmer, analisou com cuidado o projeto Vegetable Production System (VEGGIE), que contará em dezembro com o cultivo de seis cabeças de alface que ficarão durante 28 dias sob uma luz de LED rosa-neon instalada na Estação Espacial Internacional.
Obviamente, algumas folhas de verdura não serão suficientes para saciar uma equipe toda, mas os envolvidos no projeto acreditam que o sucesso dessa experiência poderá contribuir para o desenvolvimento de novas maneiras de manter a vida humana fora do planeta.
Fonte da imagem: Reprodução/Modern Farmer
Além de contribuir para uma alimentação mais equilibrada, o trabalho de cultivo das plantinhas pode acabar servindo também como uma terapia para os astronautas, trazendo benefícios psicológicos e mais qualidade de vida para aqueles que vivem na gravidade zero.
Infelizmente, a primeira colheita não poderá ir diretamente para o prato dos tripulantes. As verduras resultantes dessa experiência serão congeladas, armazenadas e testadas quando voltarem para a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário